A Artrite Reumatoide é uma doença reumática inflamatória que pode afetar de forma significativa a qualidade de vida dos doentes.
A Artrite Reumatóide pode afectar todas as articulações com membrana sinovial como os ombros, punhos, articulações das mãos e pés, cotovelos, ancas, joelhos e tornozelos.
A sua causa é actualmente desconhecida. Acreditamos que existe um ataque por parte do sistema imunológico contra as articulações, mas pode também ocorrer agressão de outros órgãos como: pulmões, coração, olho, nervos ou vasos.
Antigamente, a destruição articular resultando deformidades e incapacidade permanente era o desfecho habitual desta doença.
Porém, hoje em dia, isto é raro, graças à actuação do Reumatologista e ao uso de novos meios complementares de diagnóstico, o que permite uma identificação mais precoce.
Existem opções de tratamento eficazes, com o uso de novas terapêuticas que controlam a inflamação, e desse modo, a doença, colocando-a em remissão e evitam o dano articular.
Apesar de não existir um tratamento curativo, o diagnóstico precoce permite detectar a doença atempadamente e iniciar um tratamento eficaz para o controlo da mesma, evitando assim a destruição articular e deformidades debilitantes.