Acupuntura médica: uma área ainda pouco falada na medicina
- 18 de Abril, 2024
- 119 Views
Uma visão geral
A Acupuntura Médica é uma forma de tratamento, na qual são introduzidas agulhas metálicas em locais específicos do corpo (normalmente na pele e nos músculos), com o objetivo de conseguir modular o funcionamento do Sistema Nervoso, do Sistema Endócrino, do Sistema Imunitário e das glândulas exócrinas.
Esta técnica teve origem na China há mais de 2000 anos, sendo um dos procedimentos médicos mais antigos do Mundo.
Os diferentes tipos de Acupuntura
Existem diferentes abordagens da Acupuntura, e na atualidade é comum dividi-las em duas grandes entidades: a Acupuntura tradicional e a Acupuntura médica ocidental.
A Acupuntura tradicional baseia-se na Medicina Tradicional Chinesa. A doença é vista como um desequilíbrio do corpo, e este tratamento é usado para restaurar o equilíbrio.
A Acupuntura Médica ocidental (reconhecida pela Ordem dos Médicos em Portugal) assenta o tratamento com base no diagnóstico médico feito à priori e usa agulhas para influenciar a fisiologia do corpo de acordo com o conhecimento científico atual.
Considera o agulhamento como um tratamento convencional e muda a prática baseada na evidência.
A Acupuntura é segura?
A Acupunctura é uma técnica terapêutica geralmente muito segura, sendo fundamental procurar um profissional qualificado antes de decidir iniciar um tratamento.
Os efeitos adversos graves são raros (menos de 1 por cada 10.000 tratamentos). Os efeitos adversos mais frequentes são ligeiros.
Após o tratamento pode ocorrer sonolência, sendo desaconselhada a condução se isso acontecer. Em cerca de 3% dos tratamentos surgem pequenas equimoses ou hemorragia no local da inserção das agulhas que pode ser minimizado com a compressão imediata e com a aplicação local de gelo. Durante o tratamento pode surgir dor ligeira local. Por vezes, as pessoas suscetíveis sofrem uma lipotimia (sensação de desmaio), sendo extremamente raro quando o posicionamento durante o tratamento é adequado (posição de deitado).
As queixas podem ter um agravamento passageiro após o tratamento. Deve avisar o médico desse facto, sendo normalmente um sinal de bom prognóstico. Para além destes efeitos, outros podem acontecer de acordo com o seu caso clínico. O seu médico irá discuti-los consigo.
Antes de se iniciar um tratamento com Acupuntura, o médico deve verificar se existem ou não contra-indicações para o tratamento e se este pode trazer algum benefício ao doente.
É fundamental que seja colhida uma história clínica detalhada das queixas e antecedentes e que seja explicado como decorrerá o tratamento. O médico poderá pedir o consentimento informado.
Quem beneficia da Acupuntura?
Alguns exemplos de doenças médicas onde se pode recomendar a Acupunctura são: dor miofascial primária; algumas dores osteoarticulares; doenças psicossomáticas; outras doenças a estudar caso a caso.
Bibliografia
– Sociedade Portuguesa Médica de Acupunctura
– British Medical Acupuncture Society
Categorias
- Acupuntura Médica (1)
- BestDoc (5)
- Nefrologia (1)
- Oncologia (1)
- Pneumologia (7)
- Reumatologia (2)
Artigos + populares
Compreendendo a Fibrose Pulmonar Idiopática
21 de Novembro, 2024A Tosse Convulsa – um tema atual
21 de Novembro, 2024Riscos Ocupacionais para a Saúde Respiratória
21 de Novembro, 2024Dia Nacional do Utente de Saúde: a importância de escolher o médico certo para si
21 de Novembro, 2024Acupuntura médica: uma área ainda pouco falada na medicina
21 de Novembro, 2024Uma visão geral e atualizada sobre o Cancro do Pulmão
21 de Novembro, 2024- Tags
- acupuntura
- Share: